II Seminário Movimentos em Movimento: racionalidades, práticas e r-existências

O Laboratório de Estudos sobre Movimentos Sociais e Territorialidades (LEMTO/UFF) convida a todos/as para o II Seminário Movimentos em Movimento: racionalidades, práticas e r-existências, a ser realizado no auditório Milton Santos, Instituto de Geociências da UFF, nos dias 07 e 08 de agosto de 2017.

A segunda edição do Seminário Movimentos em Movimento: racionalidades, práticas e r-existências pretende proporcionar uma ambiência acadêmica que estimule o aprofundamento da reflexão de pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado desenvolvidas por pesquisadoras/es associadas/os ao Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades (LEMTO). Alguns trabalhos derivados destas pesquisas já foram, inicialmente, socializados na primeira edição deste Seminário, ocorrida em novembro de 2016.

Como resultado das discussões do primeiro Seminário, identificamos uma gama de elementos, então levantados nos debates, que nos apontam para a relevância e atualidade da expressão política de novos movimentos sociais, cujas pautas de ações não se concentram nas clássicas estratégias de luta direcionadas ao poder do Estado. Portadores de sentidos de mundo não devidamente contemplados no debate político tradicional, tratam-se, em geral, de novas proposições de ativismos e de práticas sociais que assumem outras linguagens de representação do espaço-tempo da ação política.

A hegemonia do capital e do Estado sobre o conjunto das relações sociais, com suas consequentes valorações monolíticas de tempo e espaço, é questionada por esta nova cartografia da ação política, ressignificada na produção de um espaço-tempo cotidiano como potencial estratégico de resistência. Este imaginário da ação política envolve, ainda, entre uma diversidade de pautas e de formas possíveis de ação, a construção de racionalidades socioprodutivas distintas, mediante a criação de formas de organização, tanto do processo produtivo, como do intercâmbio e do consumo atípicas às relações capitalistas.

Em comum, seus processos autonômicos trazem à tona epistemologias, teorias e práticas insurgentes, tão necessárias à reflexão e à ação no atual cenário de crise das formas de representatividade hegemônicas dada pelo avanço da ofensiva neoliberal sobre os aparelhos de poder das democracias representativas.

No II Seminário Movimentos em Movimento, buscaremos agregar novos elementos ao olhar sobre os horizontes emancipatórios de tais experiências. Discutiremos também as nuances que envolvem o pensamento antissistêmico em suas relações de aproximação e/ou tensão com o Estado.

Em anexo, o cartaz com a programação. Convidamos a todos/as os/as interessados/as ao debate, para que com as suas experiências e visões contribuam ao amadurecimento deste nosso percurso *.

II Seminário Movimentos em Movimento: racionalidades, práticas e r-existências

Data: 07 e 08 de Agosto de 2017.

Local: Auditório Milton Santos – Instituto de Geociências -Universidade Federal Fluminense/UFF

Equipe organizadora do LEMTO

Eixo Outras Economias/Para Além da Economia

*Serão emitidos certificados aos participantes.

Programa 1 site 1

Translate »