Pesquisadores

EIXO Geografia das relações étnico e raciais no Brasil e na América Latina

 

Diogo Marçal Cirqueira

É professor do ensino fundamental em Goiânia e doutorando em Geografia na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde está vinculado ao Laboratório de Estudos dos Movimentos Sociais e Territorialidades (Lemto/UFF). Esteve na condição de Visiting Scholar na Universidade do Texas - Austin. Possui trabalhos que relacionam pensamento geográfico, relações étnico-raciais e educação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1457141161560499 / E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">

 

 Lauanna Elena B. dos Anjos

Graduanda em Geografia (bacharelado/licenciatura) na Universidade Federal Fluminense(UFF). É bolsista do PIBIC e vem realizando trabalhos sobre a cartografia dos territórios quilombolas no Brasil.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4469245995522008 / E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

          

Marcela Burger Sotto-Maior

Graduada em Geografia na Universidade Federal de Goiás, com período como bolsista CAPES na California State University - Northridge. Atualmente é mestranda na Geografia, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), desenvolvendo pesquisa sobre os conflitos da atividade turística em terra indígena, com foco na TI Parati-Mirim, da etnia Guarani-Mbya. Trabalhos relacionados com a questão indígena no Brasil. Vinculada ao Laboratório de Estudos dos Movimentos Sociais e Territorialidade (LEMTO).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2364107179953560 / Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

         Fernando Monteiro Soares

Graduado em Comunicação Social / Jornalismo desde 2003, atuou como repórter, redator, roteirista, diagramador e editor de jornais impressos, documentários audiovisuais, editor-executivo de telejornal diário via web e na gestão de conteúdo de intranet corporativa, assessoria de imprensa, responsabilidade social e comunicação em empresas, e junto a movimentos sociais; Professor, técnico e coordenador de projetos em organizações da sociedade civil e órgãos públicos, nas áreas de Educação e Comunicação Comunitária, Educação de Jovens e Adultos; Direitos Humanos. Faz parte dos Coletivos de Comunicação e Educação da Aldeia Maracanã, e da Coordenação do Centro de Etnoconhecimento Socioambiental Cayuré-CESAC. Mestrando do Programa de Pósgraduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense-UFF, pesquisador do Laboratório de Cartografia Indígena Crítica e Decolonial e do Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades - LEMTO da PosGeoUFF.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8621551716758400 / E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

EIXO Outras Economias

 

Alanda Lopes Baptista Martins

Bacharel e Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense; Especialista em Alimentação e Cultura pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ) e, atualmente, doutouranda em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, atua nos temas regimes alimentares, agroecologia, agricultura urbana, desenvolvimento rural, relação campo/cidade e mercados alternativos. Integra o Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades (LEMTO/UFF) vinculada ao eixo de pesquisa Outras Economias.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6751806451261811/ E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">

     Alexandre Henrique Asada

Geógrafo (UFV), Mestre em Geografia Humana (UFF), atua com geografia urbana, política e econômica, movimentos sociais, cooperativismo, economia popular e educação popular. Tem experiência em assessoria e formação de grupos populares, como cooperativas populares de catadores de materiais recicláveis, associações urbanas e grupos de pequenos agricultores. Participou de alguns projetos e assessoria, como o projeto Cataforte, de assessoria e formação para cooperativas de catadores de materiais recicláveis, em São Paulo, e o projeto Mais Gestão, de assessoria a cooperativas de agricultores, me Minas Gerais. Teve intensa atuação com extensão universitária, tendo integrado a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Universidade Federal de Viçosa e a ITCP da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Trabalhou com assessoria a associações de catadores, com grupos de agricultura urbana, cooperativas de assentados de reforma agrária e cooperativas de pequenos agricultores familiares, com bancos comunitários e moedas sociais e com grupos de população em situação de rua.

 Ananda Bermudes Coutinho

É Doutoranda em Geografia no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense e Mestre em Ciência Ambiental pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Especialização em Geotecnologias Aplicadas a Análise Ambiental de Bacias Hidrográficas pela UFF e em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de São Paulo-USP. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Está ligada ao projeto de implantação das Agências de Bacia. Desenvolve projeto de Desenvolvimento Comunitário na Comunidade Quilombola de Retiro (Santa Leopoldina/ES). Pesquisa de doutorado com o tema: “A organização do território quilombola de Retiro e a influência dos atores externos na reafirmação da sua identidade”.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7912934840868269 / E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

      Ana Paula de Moura Varanda

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR-UFRJ) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com período sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Desenvolve há mais de dez anos atividades de investigação e assessoria a microempreendimentos produtivos familiares, associativos e comunitários no Brasil. Ao longo de sua trajetória profissional, coordenou projetos de fomento a estas experiências e pesquisas com o intuito de avaliar programas sociais e políticas públicas de apoio ao cooperativismo, à economia solidária e ao desenvolvimento de tecnologias sociais no país. Mais recentemente, através da participação como pesquisadora do Laboratório Herbert de Souza: Tecnologia e Cidadania (UFRJ), desenvolveu atividades de assessoria ao Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Estas ações tinham como foco os impactos das mudanças climáticas em populações vulneráveis, fomentando o debate sobre o conceito de adaptação e a necessidade de se incidir sobre as causas que provocam as situações de vulnerabilidade, relacionando a garantia de direitos humanos e de acesso a modelos alternativos de desenvolvimento como ações estratégicas e estruturantes para uma agenda nacional de adaptação às alterações no clima.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2262759003254928 / E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    Raquel de Carvalho Dumith

Bacharel em Geografia e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente, faz Doutorado em Geografia na Universidade Federal Fluminense (UFF). É integrante da rede nacional de pesquisa Gestão Integrada e Compartilhada de Territórios Marinho-Costeiros: implicações para a pesca artesanal e para a conservação da biodiversidade; e do Laboratório de Estudos de Movimento Sociais e Territorialidades (LEMTO). As suas temáticas de interesse são: pescadores artesanais, Reserva Extrativista Marinha, movimentos de resistência de comunidades tradicionais e economias alternativas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8540386434201596

    Carolina Valéria de Moura Leão

Encontra-se em estágio pós doutoral no Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculada ao Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades (LEMTO), no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PósGeo). É bolsista de Pós Doutorado do CNPq. Doutora em Sociologia Econômica e das Organizações pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) - Universidade de Lisboa. É graduada em Turismo pela Faculdade da Cidade (Centro Universitário da Cidade). Membro fundadora da Cooperativa Mó de Vida/ONG (Portugal), onde desde 2002 desenvolve trabalhos com ênfase na Economia Solidária, redes de Comércio Justo associadas ao paradigma da Soberania Alimentar, Circuitos Curtos de Agroecologia e Turismo de Base Comunitária. É pesquisadora do SOCIUS / CSG, ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão), Universidade de Lisboa; do NOEs - Núcleo de Pesquisa Outras Economias, na Cooperativa Mó de Vida, e do LATOS/UFF. Entre 2014 e 2015 foi bolsista especialista visitante do CNPq, no projeto de implementação da incubadora Intecsol, na região do Médio Paraíba, pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais, pólo de Volta Redonda, da UFF. Interesses de pesquisa: Outras Economias, Outras Pedagogias, Educação Popular e Movimentos Sociais. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2820966560451624

Maíra Vieira do Vale

Professora de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Geografia e especialização em Dinâmicas Urbano-Ambientais e Gestão do Território, ambas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), vinculada ao Laboratório de Estudos Metropolitanos (LEME)/ Núcleo de Pesquisa e Extensão: Urbano, Território e Mudanças contemporâneas. Atualmente é mestranda em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com atuação na linha de pesquisa Outras Economias, vinculada ao Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades (LEMTO). Seus principais temas de interesse são: Economias Alternativas; Trabalho Associado; Movimentos Sociais; Desenvolvimento Local, Políticas Públicas e Metrópole.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9267382843072694

   Timo Bartholl

Participa, desde 2008, de movimentos sociais de base em favelas da Zona Norte do Rio de Janeiro e a partir da atuação junto ao coletivo e espaço comunitário Roça! na favela do Timbau/Maré integra a Articulação de Grupos Autônomos (AGA) e a Rede Economias Coletivas, dois espaços de articulação de grupos que atuam em favelas cariocas. Doutor pelo Programa de Pos-Graduação da Universidade Federal Fluminense (PosGeo UFF), Niterói, Rio de Janeiro, realizou uma investigação militante, que procurou compreender a atuação de tais grupos em favelas, abordadas como "territórios de resistência". Integra o Núcleo de Pesquisas sobre Regionalização e Globalização (NUREG) e o Grupo Outra Economias do LEMTO, ambos da UFF.

 

EIXO Geografia dos Conflitos Sociais no Brasil e América Latina

 

Diogo Loibel Sandonato

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculado ao Laboratório de Estudos dos Movimentos Sociais e Territorialidades (LEMTO)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2852459355299307 / E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Eduardo Alvares da Silva Barcelos

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP, 2007) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2010); Atualmente doutorando em Geografia, pela UFF, vinculado ao LEMTO (Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades). Membro do Grupo de Trabalho em Assuntos Agrários da Associação dos Geográfos Brasileiros (AGB), Seções Rio e Niterói; Trabalha com temas da questão agrária e ambiental; da geopolítica, conflitos, violência, desenvolvimento e políticas públicas do campo. Desenvolve experiência pedagógica junto a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nos temas da saúde do campo, movimentos sociais, educação profissional e vigilância em saúde.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3357894793594121 / Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Milson Betancourt Santiago

Atualmente Doutorando em Geografia na Universidade Federal Fluminense, onde está vinculado ao Laboratório de Estudos dos Movimentos Sociais e Territorialidades (Lemto/UFF). Mestrado em Estudos Interdisciplinares da América Latina na Freie Universität Berlin (2008). Especialização em Direitos Humanos na Universidad Andina Simón Bolívar de Ecuador e graduação em Direito na Universidad Nacional de Colombia. Tem experiência em projetos de pesquisa-ação em diferentes países na America do Sul, nas seguintes áreas: terra e território para comunidades indígenas e camponeses, desenvolvimento rural, processos de transformacação socio-espacial em territórios rurais, conflitos territoriais e meio-ambientais, direitos humanos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3237540068576442 / E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Leandro Bonecini de Almeida

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), mestrado em Estudos Latinoamericanos pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Latinoamericanos da Universidade Nacional Autônoma do México (2015), sob orientação da Dra. Ana Esther Ceceña Martorella. Tem experiência na área da geopolítica dos conflitos sociais, ambientais e territoriais na América Latina, com ênfase naqueles oriundos da exploração de recursos naturais. Enquanto no mestrado, realizou intercâmbio de pesquisa no Perú, pelo período de seis meses, junto a Universidade Nacional Mayor de San Marcos e sua Faculdade de Ciências Sociais, sob co-orientação do Dr. Julio Mejía Navarrete.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4522177498021512 / E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Lina Maria Hurtado

Trabalhou entre os anos 2002 e 2012 nas regiões da Amazônia e Orinoquia Colombianas, com pesquisa e assessoria técnica em temas relacionados a Ordenamento Territorial e da Propriedade junto a instituições públicas de Ambiente, Desenvolvimento Territorial e Desenvolvimento Rural, no planejamento e implementação de políticas públicas e junto a organizações não governamentais em apoio a comunidades indígenas e camponesas em temas de ordenamento territorial e da propriedade. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Nacional de Colômbia (2000) e Mestre em Estudos Amazônicos pela Universidade Nacional de Colômbia (2005). Atualmente cursa o Doutorado em Geografia na Universidade Federal Fluminense UFF , no Rio de Janeiro e está vinculada às atividades de investigação científica do Laboratório de Estudos em Movimentos Sociais e Territorialidades (LEMTO) do Departamento de Geografia da UFF 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3376437393398352 / E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

        Alexander Panez Pinto

Possui graduação em Serviço Social pela Pontificia Universidad Católica de Valparaiso (2007) e mestrado em Urbanismo - Universidad de Chile (2013), desenvolvendo-se profissionalmente no Chile, Brasil e o México. Tem experiência na área de planejamento urbano e regional, com ênfase em Política Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, questão urbana, planejamento participativo e direito à cidade. Atualmente, a produção academica e política tem-se concentrado sobre a temática da apropriação das águas e conflitos territoriais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2909793875923555 / Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Pedro de Araújo Quental

 

 

Rodrigo Leitão Garcia

Graduando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense

Lattes: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">http://lattes.cnpq.br/3218859953845958 / Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

EIXO Geografia (da questão) Agrária no Brasil

 

Danilo Pereira Cuin

Graduando em Geografia, na Universidade Federal Fluminense, vinculado ao Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades (LEMTO/UFF). Bolsista pelo PIBIC, desenvolve o projeto Geografia dos Conflitos no Campo no Estado do Rio de Janeiro, junto ao eixo de Geografia (da questão) Agrária no Brasil.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4967602831927323 / Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

         Marlon Nunes Silva

Graduando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, faz parte do Coletivo Geografia da Produção Alimentar Amazônia Oriental (GPA - AMOR / UAJV - UFF), é bolsista de Iniciação científica (PIBIC) no eixo Geografia dos conflitos sociais no Brasil e América Latina e participa da contrução do eixo Geografia (da questão) agrária no Brasil.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4281353310501134 / Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 José Plácido da Silva Junior

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) , é Mestre em Geografia pela UFPE. Atualmente doutorando no programa de pós-graduação da UFF. Integrante do LECGeo/UFPE - Laboratório de Cultura, Espaço e Política e LEMTO/UFF - Laboratorio de Estudo de Moviementos Sociais e Territoriais/UFF. Tem amplo conhecimento na questão agrária, em função das pesquisas, atividades acadêmicas e atividades realizadas junto a Comissão Pastoral da Terra e a Via Campesina.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8463575732213444 / Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.